Coprocessados 

Combustível derivado de resíduos

CDR

Descrição do CDR – O que é:

O CDR, combustível derivado de resíduos, é uma alternativa tecnológica que impulsiona o mercado e traz notáveis benefícios ambientais. Esse combustível é produzido a partir da trituração de resíduos variados, como plástico, papel, madeira, têxteis e embalagens compostas, e como possuem um alto poder calorifico são destinados para alimentar fornos industriais como combustível alternativo, utilizados na produção de cimento. Essa prática reduz significativamente o uso de combustíveis fósseis, como o carvão mineral, e consequentemente diminui as emissões de CO² na atmosfera.

Além disso, a utilização de CDR cria uma nova cadeia de valor, estimulando a economia circular. Esse conceito promove a redução, reutilização, recuperação, reciclagem de materiais e energia, proporcionando um ciclo contínuo de aproveitamento dos recursos, sem gerar passivos ambientais.

Processo de Produção – Como é feito o CDR?

O combustível derivado de resíduo, conhecido também como CDR, é feito a partir do tratamento de resíduos sólidos urbanos e industriais, em um processo chamado blendagem, desde que submetidos à triagem e classificação.

Após a triagem, os resíduos são triturados e classificados, onde são misturados de forma proporcional para atingir o poder calorifico ideal e então são homogeneizados, chamamos de blend o resultado.

Esse blend é encaminhado para coprocessamento, alimentando fornos em industrias cimenteiras, servindo como fonte de energia (combustível alternativo).

Vantagens e Benefícios do CDR:

Substitui os combustíveis fósseis e minerais, prejudiciais para o meio-ambiente, desde a sua extração, até a sua queima. Isto enquadra o CDR dentro dos acordos ambientais de reduzir ou extinguir o uso dos combustíveis fósseis.

O combustível derivado de resíduos diminui o volume e a pressão sob os aterros sanitários e lixões, diminuindo o volume e aumentando a vida útil destes espaços, protegendo a natureza e a vida das pessoas do entorno.

A blendagem e coprocessamento é uma forma segura de destinação de resíduos e a sua queima emite menos gases de efeito estufa em relação aos combustíveis fósseis e minerais.

Visto que o cenário de combustíveis de origem fóssil será cada vez mais caro e escasso, o CDR é também uma estratégia positiva de longo prazo para as empresas.

Não gera passivo ambiental.

Considerações

O CDR é uma solução inovadora que não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas também impulsiona a economia e promove práticas sustentáveis de gestão de resíduos de forma segura.