Logística Reveresa

Para cada pneu novo vendido, é
necessário garantir que um pneu
inservível seja adequadamente tratado.

Fabricantes e importadores têm a responsabilidade de recolher e dar uma destinação adequada aos pneus inservíveis em conformidade com as regulamentações do Conama 416/09. Para cada pneu novo vendido, é necessário garantir que um pneu inservível seja adequadamente tratado. Distribuidores, revendedores, destinadores, consumidores e o Poder Público devem colaborar nesse processo. Os fabricantes devem estabelecer locais de coleta em parceria com pontos de venda, municípios, borracheiros e outros parceiros. A logística reversa é realizada por meio de parcerias, geralmente com prefeituras, para o armazenamento temporário dos pneus inservíveis. O descarte inadequado representa um risco ambiental e de saúde pública, portanto, é crucial destinar esses resíduos de forma segura e próxima ao local de geração. Os fabricantes devem reportar anualmente ao IBAMA, por meio do CTF, como os pneus inservíveis foram tratados.

A logística reversa dos pneus envolve o retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo produtivo, agregando valores econômicos, ecológicos, legais, competitivos e de imagem corporativa. No Brasil, cerca de 4000 revendas e 270 ecopontos participam do processo de coleta de pneus usados. Muitas vezes, os consumidores não têm consciência do valor dos pneus usados e acabam deixando-os em locais inadequados. Após a Resolução nº 258/99, a cadeia de logística reversa cresceu, envolvendo coletores, empresas de seleção, triagem, pré-tratamento, reforma e co-processamento. Os pneus são classificados em servíveis (para venda ou reforma) e inservíveis (para pré-tratamento). Os pneus inservíveis passam por processos de separação de borracha, aço e fibras têxteis, resultando em pó-de-borracha ou lascas de pneus, por meio de processos de trituração à temperatura ambiente ou criogênico.

Consultoria ambiental

Oferecemos consultoria ambiental especializada para destinação responsável de pneus inservíveis. Seja você uma indústria nacional ou um importador, vamos juntos criar um futuro mais sustentável. Contate-nos hoje para saber mais!